

Publicações Científicas
Listagem de publicações em periódicos científicos e capítulos de livros de autoria dos integrantes do Grupo Saramarx.
Lopes da Silva, V., (2024) “In nomine dei – O artigo “o fator deus” marxianamente encenado”,Portuguese Cultural Studies 8(2), 80-98. doi: https://doi.org/10.7275/p.2949
LOPES, Vera; NOGUEIRA, Carlos. Saramago: amor e engajamento. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, n. 40, p. 9-20, 8 set. 2022.
LOPES, Vera L.S. Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago: a estética do enfrentamento. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, v. 13, p. 112-127, 2022.
SILVA, V. L. DA; VECCHIO, D. Dos jornais ao universo infantil. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, n. 45, p. 128-164, 13 set. 2024.
LOPES, V.; NOGUEIRA, C. Saramago: amor e engajamento. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, n. 40, p. 9-20, 8 set. 2022.
LOPES, Vera L.S. Da caverna de Platão para a caverna de Saramago: um movimento contrário e mais a fundo. In: Carlos Nogueira. (Org.). José Saramago: a lucidez da escrita. 1aed.Lisboa: Edições Tinta da China, 2023, v. 1, p. 149-182.
BEIJO, M.. A INTERTEXTUALIDADE E A METALINGAGEM ENTRE PESSOA E SARAMAGO. Saber Acadêmico, v. 7, p. 74-90, 2009.
BEIJO, M.. JOSÉ SARAMAGO: FICÇÃO E/OU REFLEXÃO TEÓRICA?. In: II COLÓQUIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS, 2010, Assis/SP. II COLÓQUIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS, 2010.
BEIJO, M.. Ensaio sobre a cegueira: leitura do mundo por meio do caos. In: I Colóquio Internacional de Texto e Discurso, 2011, Assis. I Colóquio Internacional de Texto e Discurso. Assis/SP: UNESP, 2011. v. 1.
BEIJO, M.. O desvendamento da história em O ano da morte de Ricardo Reis. In: III SEMINÁRIO LEITURAS DA MODERNIDADE, 2011, ASSIS/SP. III SEMINÁRIO LEITURAS DA MODERNIDADE - ESTUDOS LITERÁRIOS DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA E A PSICOLOGIA, 2011. v. 1. p. 50-50.
BEIJO, M.. O revelar do poder em "Ensaio sobre a lucidez". In: III Colóquio de Pós-Graduação em Letras, 2011, Assis/SP. III Colóquio de Pós-Graduação em Letras. Assis/SP: UNESP, 2011.
BEIJO, M.. O ano da morte de Ricardo Reis: entre o discurso ficcional e o discurso literário. In: XII COLÓQUIO DE OUTONO, 2010, Braga. Caderno de resumos do XII Colóquio de Outono, 2010.
BEIJO, M.. Ricardo Reis: um horaciano?. In: XV Semana de Letras, 2003, São José do Rio Preto. Caderno de resumos da XV Semana de Letras da Unesp, 2003.
BEIJO, M.. De Horacio a Ricardo Reis: um estudo comparativo. In: V Seminário Internacional de História da Literatura, 2003, Porto Alegre. Caderno de Resumos do V Seminário de História da Literatura, 2003.
BEIJO, M.. Intertextualidade: a prosificação da poesia em O ano da morte de Ricardo Reis. In: III SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 2002, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. III SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 2002.
BEIJO, M.. A IRONIA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇAO EM O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS. In: XLIX SEMINARIO DE ESTUDOS LINGUISTICOS DO ESTADO DE SAO PAULO, 2001, MARILIA/SP. XLIX SEMINARIO DE ESTUDOS LINGUISTICOS DE SAO PAULO, 2001.
BEIJO, M.. O ano da morte de Ricardo Reis: discursos entrecruzados. In: XIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CIC, 2001, BAURU. XIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CIC, 2001.
BEIJO, M.. A perspectiva irônica em O ano da morte de Ricardo Reis. In: XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2000, São José do Rio Preto. XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2000.
BEIJO, M.. A construção irônica em O ano da morte de Ricardo Reis. In: XII SEMANA DE LETRAS - FORMAÇAO DE PROFESSORES, 2000, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP. CADERNO DE RESUMOS, 2000.
BEIJO-FRÓES, M.. Ensaiando as artes (pintura e escrita) em O manual de pintura e caligrafia, de José Saramago. CADERNO CESPUC DE PESQUISA. SÉRIE ENSAIOS, 2024.
BEIJO-FRÓES, M.. A INFLUÊNCIA DE MONTAIGNE NA ESCRITA DE JOSÉ SARAMAGO. Revista da ABRAPLIP, 2024.
BEIJO, M.. O ano da morte de Ricardo Reis: entre o discurso jornalístico e o discurso ficcional. Saber Acadêmico, 2011.
ALVES, D. V. O amor possível em José Saramago. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, n. 40, p. 194-215, 9 set. 2022.
VECCHIO, D. A revolução da “comunidade natural-espontânea” no conto “Coisas” de José Saramago. Nau Literária, [S. l.], v. 20, n. 01, p. e–140474, 2024.
VECCHIO, D.. De Garrett a Jorge de Sena: A coleção camoniana de José Saramago. INVESTIGAÇÕES (ONLINE), v. 37, p. 1-27, 2024.
VECCHIO, D.. Introdução aos materiais preparatórios de José Saramago. Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, v. 53, p. 7-35, 2024.
VECCHIO, D.. O conto Cadeira a partir de jornais e biografias da época. CONFLUENZE (BOLOGNA), v. 15, p. 4-46, 2023.
VECCHIO, D.. Resenha de NOGUEIRA, C. [org.]. José Saramago: A Escrita Infinita. Lisboa: Tinta-da-China, 2022.. CONFLUENZE (BOLOGNA), v. 15, p. 466-473, 2023.
VECCHIO, DANIEL. O ano da morte da liberdade político-econômica de Portugal. Notas críticas em torno do romance A Jangada de Pedra. Abriu-Estudos De Textualidade Do Brasil Galicia E Portugal, v. 1, p. 31-48, 2023.
ALVES, D. V.; ALVES, F. F. A. . A visão integral de pessoa no pensamento de Emmanuel Mounier e José Saramago. GRIOT, v. 22, p. 227-241, 2022.
VECCHIO, D.. Crise ambiental e literatura em José Saramago. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, v. 13, p. 172-186, 2022.
VECCHIO, D.. Um poeta cansado de ser estátua: refigurações saramaguianas de Luís de Camões. REVISTA DESASSOSSEGO, v. 14, p. 106-124, 2022.
VECCHIO, D.. As relações entre história e ficção segundo José Saramago. ESTAÇÃO LITERÁRIA, v. 29, p. 45-61, 2022.
VECCHIO, D.. O autor como narrador onisciente em José Saramago. RIVISTA DI STUDI PORTOGHESI E BRASILIANI (TESTO STAMPATO), v. XXIV, p. 65-82, 2022.
VECCHIO, D.. Salazar esquartejado: as representações do ditador português a partir de contos e crônicas de José Saramago. ENTRELACES (UFC), v. 12, p. 1-18, 2022.
VECCHIO, D.. O nome e o rosto da resistência montemorense em Levantado do Chão. Resenha de: PEREIRA, Manuela (org.). Almansor, Revista de Cultura, Montemor-o-Novo, 3.ª série, n. 5, 2022. 239 p.. ENTRELACES (UFC), v. 12, p. 1-11, 2022.
VECCHIO, D.. As práticas indiciárias de José Saramago. REVISTA CONVERGÊNCIA LUSÍADA, v. 37, p. 108-127, 2017.
VECCHIO, D.; ROANI, G. . As marcas de subversão do Velho Testamento no romance Caim de José Saramago. Revista Signótica, v. 27, p. 143-158, 2015.
VECCHIO, D.. Voando a máquina, todo o céu será música: a arte de voar de Bartolomeu Lourenço de Gusmão. In: Carlos Nogueira; José Vieira. (Org.). Viagem a Saramago - Ensaios. 1ed.Lisboa: Tinta da China, 2024, v. , p. 119-164.
VECCHIO, DANIEL. E se todo ser vivo fosse tratado como ser humano? José Saramago, literatura e proteção animal. In: Mafalda Pereira; Rodrigo Herrera Alfaya. (Org.). Romper o solo instável ? Estudos sobre a Herança Filosófica e Poético-Política de José Saramago. 1ed.: Frank-Timme, 2024, v. , p. 231-242.
ALVES, DANIEL VECCHIO. Caim e o retorno aos passos que já foram dados. In: Suelio Geraldo; Ivane Laurete Perotti. (Org.). No entorno da literatura: reflexões acadêmicas. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2022, v. 1, p. 17-37
ALVES, D. V.. Do ceticismo à rarefação do referencial: as reflexões saramaguianas sobre história e ficção proferidas na conferência da feira do livro de Oslo de 1995. In: RODRIGUES, Hermano de França. FREITAS, Matheus Pereira de. ASSIS, Guilherme Ewerton Alves. MOREIRA, Wanessa de Góis. SANTOS, Leandro Ferreira. SCHULER, Letícia Simões Velloso. (Org.). Da palavra ao desejo - o evangelho literário segundo José Saramago. 1ed.João Pessoa: LIGEPSI / UFPB, 2022, v. 1, p. 73-77.
VECCHIO, D.. O não como indício do passado em José Saramago. In: ALVES, F. F. A.; FLÓREZ, M. A.; SILVA, R. A.; PAIÃO, O. S.. (Org.). José Saramago: arte de denunciar. 1ed.Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2021, v. , p. 32-38.
VECCHIO, D.; SONCIN, A. ; PINOTTI, M. E. . José Saramago: defensor da preservação ambiental e proteção animal. In: ALVES, F. F. A.; FLÓREZ, M. A.; SILVA, R. A.; PAIÃO, O. S.. (Org.). José Saramago: arte de denunciar. 1ed.Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2021, v. , p. 119-148.
ALVES, F. F. A. ; VECCHIO, D. . Corporeidade, interioridade e liberdade no pensamento de Emmanuel Mounier e José Saramago. In: ALVES, F. F. A.; FLÓREZ, M. A.; SILVA, R. A.; PAIÃO, O. S.. (Org.). José Saramago: arte de denunciar. 1ed.Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2021, v. , p. 11-31.
PAPKE, I. P. A escrita enquanto inferno: . Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, n. 40, p. 38-51, 9 set. 2022.
PAPKE, I. P.. Lucrum et imperium in nomine Dei: Reforma Protestante e Ascese do Capitalismo em José Saramago.. Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia, v. 9, p. 72-89, 2022.
PAPKE, ISABELA PADILHA. Os avantesmas do caos: o duplo saramaguiano e a representação da crise no sujeito pós-moderno português. REVISTA DESASSOSSEGO, v. 14, p. 48-64, 2022.
PAPKE, I. P.; SILVA, M. R. . Embargo às coisas: alegoria, alienação e marxismo em José Saramago. Revista Galo, v. 1, p. 105-119, 2022.
PAPKE, I. P.. POR ENTRE UM CONTO, UMA CRÔNICA E UM ROMANCE: REFLEXÕES LACANIANAS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO EU EM JOSÉ SARAMAGO. In: Marisa Corrêa Silva; Fernanda Garcia Cassiano. (Org.). Materialismo Lacaniano e Literatura: e se o oposto fosse verdade?. 01ed.Maringá: Motim Editorial, 2023, v. 1, p. 81-90.
PAPKE, I. P.. NO INFINITO DAS POSSIBILIDADES, O DESTINO ERA O NADA: IDENTIDADE, CAPITALISMO E PÓS-MODERNIDADE EM JOSÉ SARAMAGO. In: Emanoel Pires, Eloilma Carvalho Pires, Maria do Socorro Carvalho. (Org.). TRAVESSIAS, CAMINHOS, POÉTICAS: REFLEXÕES SOBRE LITERATURA. 1ed.São Luís: Editora UEMA, 2022, v. 1, p. 107-115.
PAPKE, I. P.. TRANSIÇÕES DE CONSCIÊNCIA EM ?O HOMEM DUPLICADO? DE JOSÉ SARAMAGO.. In: Amanda Basilio Santos; Juliana Porto Machado; Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). Anais: Humanidades Digitais. 1ed.Jaguarão: Edicon- Editora do Instituto Conex, 2020, v. 1, p. 128-140.
PAPKE, I. P.. ALEGORIA E INSÓLITO NOS ENSAIOS SARAMAGUIANOS: A LITERATURA COMO UMA BASE CRÍTICA E REFLEXIVA PARA O SER HUMANO. In: Fernanda Garcia Cassiano; Claudine Delgado. (Org.). Estudos da Linguagem: Do sintático ao semântico. 1ed.Maringá: Editora Trema, 2019, v. , p. 75-92.